(12) 3023-8673    /   (12) 99703-0870 

Getúlio Dorneles Vargas, 2220 – Sl9 - Jardim Califórnia, Jacareí/SP  

Generic selectors
Exact matches only
Search in title
Search in content

Estudante faz vídeos em libras para orientar surdos sobre o coronavírus

A aluna de enfermagem Bárbara Joissy Gomes da Silva, de 25 anos, decidiu gravar vídeos em língua brasileira de sinais (libras) sobre coronavírus. Moradora de Anápolis, a 55 km de Goiânia, ela compartilha as gravações nas redes sociais. A iniciativa foi tomada após o irmão da jovem Hugo Emanuel da Silva, de 30 anos, que é deficiente auditivo, pedir ajuda para entender a pandemia.

O primeiro vídeo foi publicado na noite de domingo (22), em sua própria rede social. Nele, ela explica a importância de se ter higiene, o uso correto das máscaras e a importância de as pessoas ficarem em casa.

A estudante disse que se surpreendeu com o número de mensagens que recebeu. Ela contou que muitas pessoas a procuraram querendo aprender libras. Assim, a jovem também começou a divulgar videoaulas sobre a língua.

Bárbara aprendeu libras com o próprio irmão. Ela conta que, quando era adolescente, faltou intérprete na escola dele. A estudante fez questão de interpretar as disciplinas que eram ministradas. “Eu estava no ensino fundamental, e ele no segundo ano do ensino médio. Tive que interpretar conteúdo que eu ainda nem sabia”, relata.

Bárbara contou que se sente realizada com a repercussão e que não imaginava que poderia ajudar tanta gente.

Bárbara Joissy Gomes da Silva